HISTÓRIA DA ORIGEM DO CHOCOLATE NO MUNDO

LINKS PATROCINADOS

O chocolate já é consumido a 1.500 antes de Cristo através dos povos Olmecas. Registros indicam que este povo já consumia produtos derivados do cacaueiro a milhares de anos. Os Olmecas viviam em regiões do Golfo do México. Outros povos antigos também consumiam os derivados do cacau como é o caso do povo Asteca, do povo Toltecas e dos Maias. Para muitos destes povos o cacau era um alimento sagrado sendo utilizado em rituais religiosos. O consumo do cacau era feito através de uma bebida amarga e temperada. Existem registros de que a semente do cacau que hoje é usada como matéria prima para o chocolate já foi utilizada como se fosse uma moeda com valor para realização de trocas.

Cristóvão Colombo é descrito como a pessoa que levou o cacau para a Europa na quarta viagem feita as novas terras descobertas por volta de 1502.

No primeiros anos os Europeus não apreciaram a bebida que costumava ser classificada como muito gordurosa e amarga. Mas com o passar do tempo os espanhóis começaram misturar açúcar à bebida. O líquido também passou a ser consumido quente tornando assim uma bebida sofisticada. Os tabletes de chocolate começaram a ser feitos para que fosse mais fácil transportar o material necessário para fazer a bebida. Em menos de 150 anos o chocolate já era consumido em diversos países da europa como a Itália, a França, Alemanha, Inglaterra, entre outras.

E com o passar dos anos e dos séculos a receita do chocolate passou por diversas mudanças e invensões. Muitos produtos foram adicionados. O que vez mais sucesso foi a mistura do cacau com o leite mas também existiu variações como cacau com vinho, cacau com cerveja, cacau com especiarias.

Nos EUA o cacau começou a ser usado por volta de 1755 e algum tempo depois ele já começou a ser produzido de forma indústrial utilizando máquinas a vapor que eram usadas para amassar os grãos de cacau. E faz pouco tempo que os equipamentos necessários para a produção em grande escala de outros produtos de chocolate como chocolate em pó para achocolatados.

O vídeo abaixo mostra mais detalhes e datas que envolvem toda a história do chocolate e do cacau no mundo:

Compartilhe com seus amigos:

LINKS PATROCINADOS

Deixe seus comentários